ENSINO INFANTIL

Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, e avançar no seu processo de contrução de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Estabelecer rotinas de trabalho, garantindo o desenvolvimento da criança tanto no aspecto físico como emocional.

Reconhecer a importância dos hábitos alimentares e de higiene associado ao prazer e ao crescimento saudável. Combater o preconceito e a exclusão social.

Provocar o reconhecimento de si próprio, vislumbrando a elevação da autoestima. Identificar e trabalhar de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada criança, incentivando suas habilidades natas.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Tem como objetivo básico desenvolver habilidades sociais, afetivas e cognitivas necessárias para a formação da cidadania de seus alunos. Nessa etapa da educação, ocorrem mudanças profundas em vários aspectos da vida infantil, observando-se novas formas de organização do pensamento e do comportamento na criança.

Possibilitar ao aluno, através da ludicidade, atividades integradas que favoreçam a aquisição do saber, a interação com o meio, com outras pessoas com quem convive e o desenvolvimento das múltiplas formas de ver, ser e interpretar o mundo.

Assegurar um processo educativo construído com base nas múltiplas dimensões e na especificidade da sua faixa etária, atento a cada fase de desenvolvimento infanto-juvenil.

Desenvolver no aluno habilidades (conceituais, procedimentais e atitudinais) e competências que lhes possibilitem entender e interpretar toda a gama de valores e informações que lhes são transmitidas, habilitando-o integralmente para uma participação ativa e crítica na vida social e política, exercendo assim, a sua cidadania.

Favorecer a inclusão social a partir do Projeto político pedagógico acolhimento às diferenças individuais, da valorização do ser humano e respeito à diversidade.

UNIFORMIZAÇÃO

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